De acordo com dados do IBGE divulgados em 2019, 65% da mão de obra geral do mercado ainda é masculina, em comparação com 45% feminina.
Ainda segundo a mesma pesquisa, as trabalhadoras brasileiras podem receber até 20% a menos que os homens. Mesmo quando têm ensino superior e exercem a mesma função.
Outro grande desafio ainda enfrentado por muitas mulheres é a jornada dupla de trabalho. Como os serviços domésticos ainda são atribuídos quase exclusivamente à elas, as mulheres precisam dividir o seu tempo entre o trabalho de dentro e fora de casa.
Com o objetivo de colocar em prática a tão falada equidade de gênero, muitas empresas estão se adaptando à realidade da mulher no mercado de trabalho, flexibilizando os horários e formas de atuação (Home Office) para o conforto do trabalhador.
Confira a seguir 5 diferenciais da mulher no mercado de trabalho:
- Resiliência: Sobreviver às adversidades, trabalhar sob pressão, lidar com desafios e encontrar novas soluções.
- Multitarefas: A capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo também é uma habilidade feminina. Ao longo da história, por uma questão de sobrevivência, elas tiveram que desenvolver essa característica. Por isso, no mercado, elas conseguem realizar várias atividades diferentes, com qualidade e sem perder o foco.
- Comprometimento: As mulheres prezam por fazer um trabalho bem feito, com atenção e capricho. Além de serem comprometidas com horários e prazos.
- Criatividade: Profissionais criativas e preparadas para criar novos caminhos e soluções. Uma forte demanda do mercado de trabalho atual.
- Flexibilidade: Flexibilidade é outra característica das profissionais femininas, poder de se adaptar com facilidade às mudanças e na maioria dos casos preferem uma jornada de trabalho flexível.